''Aquele que salva uma pessoa, salva o mundo inteiro''
Eu gosto muito de livros que são baseados em fatos reais,principalmente se for da segunda guerra ,é um tema que me instiga muito,apesar das historias ser sempre tristes,de todos que li até hoje pouquíssimas tiveram um final feliz,a crueldade das pessoas ainda é algo que me espanta as vezes!E ao mesmo tempo tantas pessoas que surpreendem com o 'bem'.É em dias de guerra que você conhece o caráter das pessoas...Mesmo já ter assistindo vários filmes e lido muitos livros a respeito do holocausto esse realmente me emocionou muito.Eu sempre costumo dizer que os livros são melhores,porém nessa caso ficou empatado ,o livro é muito bom,eu gosto de ler porque gosto dos detalhes pra mim são quase mais importante que a estoria em si mais o filme é mais triste,bem mais emotivo,
mesmo sendo 3 horas de filme,vale a pena assistir,a historia é simplesmente emocionante!Eu adorei os dois,o filme é excelente fez jus ao livro o Spielberg sempre surpreende!
A Lista de Schindler é um filme norte-americano de 1993,dirigido por Spielberg e escrito por Steven Zaillian, baseado no romance escrito por Thomas Keneally. É estrelado por Liam Neeson como Schindler, Ben Kingsley como o contador judeu de Schindler Itzhak Stern e Ralph Fiennes como o oficial da SS Amon Göth.
Algumas curiosidades do Filme
- Em outubro de 1980, o autor Thomas Keneally estava voltando para a Austrália quando parou no caminho para o aeroporto para comprar uma mala,comprou a Leopold Pfefferberg - que era um dos 1.200 salvos por Schindler e saiu de lá com a história de Oskar Schindler, que decidiu contar. Ele fez com um grau de desenvolvimento só possível devido aos muitos que sobre ele quiseram falar. Entre estes, dezenas de "schindlerjuden" (Judeus Schindler), ou seus descendentes, como Pfefferberg, salvos por ele de um destino que foi o de mais de seis milhões na Alemanha nazista.
- Steven Spielberg não cobrou um único centavo para trabalhar neste filme. Ele alegava que o dinheiro seria fruto de assassinatos. Todo o dinheiro que caberia a ele, até mesmo resíduos de direitos autorais, foram repassados à Shoah Foundation, a organização que gravou e arquiva os depoimentos de sobreviventes e testemunhas do Holocausto.
- Spielberg a transformou numa cena de 20 páginas e 20 minutos de filme baseando-se em depoimentos dos sobreviventes. Por exemplo, a cena em que o jovem homem escapa da captura pelos soldados alemães lhes dizendo que ele foi ordenado para tirar as bagagens da rua foi tirada diretamente de uma história de um sobrevivente.
- Spielberg começou a trabalhar neste filme na Polônia, na mesma época em que "Parque dos Dinossauros" estava em estágio de pós-produção. Ele trabalhava no "Parque dos Dinossauros" via satélite, com a ajuda de George Lucas.(Será que o cara é fera)
- "A Lista de Schindler" filme ocupa o honroso 9º lugar na lista dos 100 maiores filmes americanos de todos os tempos do AFI - American Film Institute.
- Filmado em preto e branco para, segundo Spielberg, deixar o filme menos insuportável devido à violência gráfica de algumas cenas, ''A Lista de Schindler'' é construído sobre um ótimo roteiro de Steven Zaillian que mostra com tintas extremamente realistas a perseguição aos judeus na Polônia e sua recolocação no Gueto de Cracóvia, em 1941, onde famílias inteiras eram amontoadas em pequenos quartos, até a transferência de todos para o infame campo de concentração comandado pelo sociopata Amon Goeth (Ralph Fiennes, em sua estréia no cinema que durante as gravações engordou 13 kg).
Nenhum comentário:
Postar um comentário