terça-feira, 10 de novembro de 2015

Eu indico - Os anagramas de Varsóvia - Richard Zimler

 "Um romance policial arrepiante e soberbamente escrito passado no gueto judaico de Varsóvia. Narrado por um homem que por todas as razões devia estar morto e que pode estar a mentir sobre a sua identidade...No Outono de 1940, os nazistas encerraram quatrocentos mil judeus numa pequena área da capital da Polónia, criando uma ilha urbana cortada do mundo exterior. Erik Cohen, um velho psiquiatra, é forçado a mudar-se para um minúsculo apartamento com a sobrinha e o seu adorado sobrinho-neto de nove anos, Adam. Num dia de frio cortante, Adam desaparece. Na manhã seguinte, o seu corpo é descoberto na vedação de arame farpado que rodeia o gueto. Uma das pernas do rapaz foi cortada e um pequeno pedaço de cordel deixado na sua boca. Porque razão terá o cadáver sido profanado? Erik luta contra a sua raiva avassaladora e o seu desespero jurando descobrir o assassino do sobrinho para vingar a sua morte. Um amigo de infância , Izzy, cuja coragem e sentido de humor impedem Erik de perder a confiança, junta-se-lhe nessa busca perigosa e desesperada. Em breve outro cadáver aparece - desta vez o de uma rapariga, a quem foi cortada uma das mãos. As provas começam a apontar para um traidor judeu que atrai crianças para a morte. 

Título: OS ANAGRAMAS DE VARSÓVIA
Autores:RICHARD ZIMLER, DANIELA CARVALHAL GARCIA
Editora:RECORD
Páginas:378 páginas


Eu já li muitos e muitos livros e diários que envolvem a segunda guerra mundial, e ainda assim sempre aprendo coisas novas, sempre tem opiniões que você ainda não viu e é claro todos cada um a sua maneira são sempre emocionantes. Os anagramas de Varsóvia começa um pouco lento e quando você se envolve na historia ela contagia é difícil parar de ler. Os anagramas de Varsóvia conta a historia de Eric Cohen  é um judeu psiquiatra que mora com o sobrinha e seu filho adam, ambos vivem em condições precárias no gueto em plena segunda guerra mundial. Mesmo o escritor usando termos leves pra retratar os horrores da guerra não tem como não se emocionar principalmente a parte que envolve crianças, a isso fiquei encantada com o 'lado psiquiatra' de Eric, eu amo tudo que envolve 'loucura'.O livro é muito bom, o final me surpreendeu bastante eu imaginei de tudo menos o que o autor escreveu. Adorei a dedicação de Zimler de procurar saber o rumo de todos os personagens depois do fim muito legal  da parte dele.  É estranho falar assim mais tudo que envolve a segunda guerra me fascina, mesmo que eu fique horas pensando no sofrimento das pessoas que morreram e as poucas que sobreviveram da tragedia. Só tive um pouco de dificuldade de entender a logica dos anagramas não tenho entendimento sobre as religiões retratadas no livro, porem o autor sempre atencioso explicava tudo no fim dos capítulos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário