quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Eu indico - Reparação - Ian Mc Ewan

Resultado de imagem para reparação ian mcewan
O premiado escritor Ian McEwan arma em “Reparação” uma trama fascinante em torno de Briony Tallis, pré-adolescente que nutre a ambição de se tornar escritora. No dia mais quente do verão de 1935, numa casa de campo da Inglaterra, Briony vê pela janela uma cena incompreensível: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância, filho da arrumadeira da família, despe a saia e a blusa para mergulhar, de calcinha e sutiã, na fonte do quintal. A partir desse episódio e de uma sucessão de equívocos, a aprendiz de romancista, movida por uma imaginação fértil, comete um crime que marcará o futuro de toda a família — e Briony passará o resto da vida tentando desfazer o mal que causou. Além da questão da culpa e do perdão, o leitor perceberá, retrospectivamente, que estavam em jogo ao longo de toda a obra também a relação entre ética e estética e uma reflexão sofisticada sobre a natureza da literatura, seus poderes e limitações.
Resultado de imagem para desejo e reparação
Autor: Ian McEwan
Título original: Atonement
Ano:2001
Paginas: 371
Editora: Cia das Letras





Com sua mente fantasiosa de adolescente, Briony vê de longe um breve encontro entre sua irmã 10 anos mais velha Cecilia e Robbie, o filho de uma das empregadas. A partir dessa cena Briony cria uma historia errônea que nunca conseguira superar. Cecilia começa a se redescobrir como mulher. Recém-formada em Cambridge com Robbie – o rapaz que conhece desde sempre e que, graças a seu pai, conseguiu se formar na mesma universidade. Robbie é um bom moço. Graças ao patrão de sua mãe que foi abandonada pelo marido conseguiu um  diploma de Cambridge.
O livro é dividido em três partes:
A primeira nos fala sobre o verão que mudou a vida dos Tallis e de seus convidados. As decisões de Briony muda o rumo de todos da casa, e narrada em terceira pessoa revezando o ponto de vista de Briony, Cecilia e Robbie.
E a segunda parte Robbie está nas Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial. Aos poucos vamos descobrindo o que levou Robbie a guerra e como foi obrigado a se despedir de Cecilia. E a terceira parte trata da vida de Briony desde a Guerra até seu envelhecimento, conseguimos entender como o que fez no passado afetou suas decisões e sua tentativa de consertar as coisas.
Eu protelei o quanto pude a leitura desse livro, primeiro porque acabei assistindo o filme antes de ler o livro, e segundo porque eu sabia que iria sofrer ao longo das paginas. A primeira vez que vi o filme eu fiquei estarrecida, revoltada, e com raiva ao mesmo da historia, foi só na segunda vez que assisti ao filme alguns anos mais tarde que chorei muito. É muito difícil resenhar esse livro, faz quase um mês que li e ainda me emociono para escrever. Sinto que tudo que eu disser ainda será pouco para descrevê-lo. Reparação é muito bem construído, envolvente, lindo e claro trágico. Não tem como não se emocionar com livro, e torcer pelos ‘mocinhos’. O titulo se encaixa perfeitamente com a história, escritor não poderia escolher um titulo que caísse tão bem quanto esse.
Tenho que destacar a excelente fotografia do filme, por incrível que pareça o filme é realmente baseado no livro, é raro ver alguma mudança no roteiro. Postei neste blog a resenha sobre o filme Desejo e Reparação .


Nenhum comentário:

Postar um comentário