quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Eu indico - O trem dos Órfãos - Christina Baker Kline

Quando Vivian Daly, uma senhora de 91 anos, decide se livrar de seus pertences antigos ela acaba recebendo a ajuda de Molly, uma adolescente órfã e rebelde, que está disposta a prestar serviços para não acabar no reformatório. Revivendo cada momento marcante de sua história, Vivian conta para Molly sobre sua família irlandesa pobre que foi de barco para Nova York em busca de uma nova vida e acabou morta em um incêndio. Sendo a única sobrevivente, ela foi levada por um trem com outras centenas de crianças que teriam seu destino decidido pela sorte. Seriam elas adotadas por famílias gentis e amáveis, ou teriam de encarar uma infância e adolescência de servidão e trabalho pesado?


Titulo Original: Orphan Train
Autora:Christina Baker Kline
Editora: Planeta
Ano: 2014
Páginas: 304 


Eu comecei a ler esse livro imaginando que fosse mais uma historia trágica da segunda guerra, quem me acompanha sabe que eu raramente leio sinopses antes de começar um livro, porque acho legal a surpresa sobre conteúdo do livro. Mas me enganei completamente, a historia se passa nos Estados Unidos o que não faz do tema menos dramático e triste. Eu cheguei a pensar em deixar o livro pela metade de tanto sofrimento com essa leitura. Eu nunca tinha lido nada parecido com esse livro, e olha que leio inúmeros livros ambientado na segunda guerra. Devorei o livro em menos de três dias e sofri uma semana inteira. A historia é estarrecedora e quando eu pensava que o sofrimento da personagem tinha acabado sempre tinha mais. O trem dos órfãos conta a historia de Vivian uma descente de irlandeses que vieram para a 'América' tentar uma vida melhor. Seu pais e seus três irmão morrem em um incêndio. A partir ela parte de trem aos cuidados do governo e juntamente com vários outros órfãos em busca de um lar. Viviam passa por várias casas e sofre abusos físicos e psicológicos inimagináveis até encontrar uma família que a trate pelo menos com um pouco decência. O livro é alternado em passado e presente. Vivian conta a sua comovente historia para uma jovem também Órfã chamada Molly, ambas se tornam amigas e compartilham sua historia em comum. Confesso que me comovi muito com esse livro, tive muita dificuldade para resenhar esse drama. Autora foi muito dedicada buscou todos os fatos e nos presenteou o final do livro com fotos e fatos sobre a verdadeira historia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário