quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Eu indico - Flores do Oriente

Durante a segunda guerra entre China e Japão, em 1937, o agente funerário John Miller (Christian Bale) chega a uma igreja católica para providenciar o enterro de um padre. Uma vez lá, ele se depara com jovens estudantes de um convento e prostitutas de um bordel próximo do local. Inicialmente, Miller se revela um sujeito egoísta e desinteressado com o conflito existente, mas com o passar do tempo assume a responsabilidade de proteger os dois grupos tão diferentes. Ele terá que lidar ainda com o pânico provocado pelos constantes ataques do brutal exército japonês, enquanto pensa numa forma de fugir de lá.

Flores do Oriente (Jin Líng Shí San Chai)
Flowers of War
Lançamento:2012(2h26min)
Dirigido por:Zhang Yimou
Com:Christian Bale,Xinyi Zhang, Paul Schneider
Gênero:Drama,guerra
Nacionalidade:China
Roteiro: Heng Liu – Baseado no romance The 13 Women of Nanjing de Genling Yan


Flores do Oriente envolve duas coisas que mais gosto em filme:segunda guerra mundial e cultura oriental.John Miller (Christian Bale) é um coveiro que acaba chegando a cidade de Nanquim em meio ao caos absoluto da guerra. Ele foi contratado para enterrar o padre de um convento local, único lugar onde os soldados ainda não invadiram. John é um sujeito mesquinho e egoísta e está mais preocupado em beber o vinho da igreja do que fazer qualquer outra coisa para ajudar as crianças que ainda permanecem no lugar. 
Crianças essas que são as únicas sobreviventes do convento.John, no entanto, conta com a pressão desesperada de George, um garoto que tem por responsabilidade cuidar das estudantes e garantir a segurança delas. Mas a suposta paz só dura até o momento em que um grupo de prostitutas decide invadir o convento em busca de abrigo.
O filme se passa durante uma grande atrocidade que aconteceu durante a guerra. Em 1937, o Japão invadiu a cidade de Nanquim, que era então a capital da China imperial. A invasão culminou em uma série de ataques, saques e assassinatos a civis, estima-se que mais de 200 mil foram mortosPra piorar, os soldados japoneses caçavam mulheres e adolescentes para realizar estupros coletivos,calcula-se mais ou menos 20.000 estupros. Não é incomum que civis morram no curso da guerra, mas esse tipo de atrocidade vai muito além de ser um crime de guerra. A China considera este crime de guerra a parte mais triste e mais humilhante de toda sua história, e o Japão até hoje nega que isso aconteceu, mesmo existindo provas e registros históricos. Inclusive, a história é tão vergonhosa, que o governo japonês proíbe que ela seja ensinada nos colégios. Não tem como não se emocionar com o filme a história é bem triste. Destaque pra atuação de Christian Bale único americano do filme(inclusive foi indicado pelo papel por ninguém mais ninguém menos que Steven Spielberg) também e pra fotografia do filme. Por ser baseado em fatos real o final é um tanto surpreendente.
Dirigido por Yimou Zhang (O Clã das Adagas Voadoras) e estrelado por Christian Bale (Batman), o filme já bateu recordes de bilheteria na China e o custo de produção ultrapassa os $90 bilhões.
Confira o trailler:

Nenhum comentário:

Postar um comentário