quarta-feira, 19 de julho de 2017

Eu indico - O Rouxinol - Kristin Hannah

ANO:2015 
Resultado de imagem para o rouxinol kristin hannahTHE NIGHTINGALE
PÁGINAS: 432
França, 1939:No pequeno vilarejo de Carriveau, Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o fronte. Ela não acredita que os nazistas invadirão o país, mas logo chegam hordas de soldados em marcha, caravanas de caminhões e tanques, aviões que escurecem os céus e despejam bombas sobre inocentes.
Quando o país é tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne, e ela e a filha são forçadas a conviver com o inimigo ou perder tudo. De repente, todos os seus movimentos passam a ser vigiados e Vianne é obrigada a fazer escolhas impossíveis, uma após a outra, e colaborar com os invasores para manter sua família viva.
Isabelle, irmã de Vianne, é uma garota contestadora que leva a vida com o furor e a paixão típicos da juventude. Enquanto milhares de parisienses fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar à Resistência, arriscando a vida para salvar os outros e libertar seu país.


O rouxinol é um romance narrado pela terceira pessoa com foco em Vianne e Isabelle, duas irmãs com personalidades opostas: a primeira, responsável e cautelosa; a segunda, leviana e impulsiva. As duas não tiveram uma infância fácil, ainda mais depois da morte da mãe e o abandono do pai - que as fez viver sobre os maus tratos de uma estranha -, e se tornaram ainda mais distantes quando Vianne enviou a irmã mais nova para um internato. 
Vianne é casada tem uma filha e passiva, acredita que a guerra vai acabar logo e seu marido que foi enviado pra combater ira voltar logo pra casa e tudo voltara a ser como antes.
Isabelle é teimosa, impulsiva e apos fugir inúmeras vezes dos orfanatos decide se juntar a um grupo de resistência e ajuda-los a lutar contra os alemães.
Ainda não conhecia essa escritora e fiquei encantada com a sensibilidade do livro, apesar de já ter lido muitos livros sobre segunda guerra eu ainda me surpreendi com versões diferentes 
Ler segunda guerra é um misto de deslumbramento e sofrimento, as historias são lindas e tristes, encantadoras e melancólicas.Ler o rouxinol me emocionou tanto quanto A amante do oficial,  foi dificil desapegar das personagens e mais dificil ainda superar o desfecho da historia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário