terça-feira, 23 de setembro de 2014

Eu indico - Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson


Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada – o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta.
Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados – de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet.



TRILOGIA MILLENIUMI
I-Os homens que não amavam as mulheres
Editora:Companhia de Letras
Ano: 2011
Páginas: 528


Os homens que não amavam as mulheres foi um dos livros que mais tive dificuldades em resenhar,o livro me deixou tão estarrecida que não consegui esboçar em palavras o quanto gostei do livro.A principio demorei pegar a historia,o livro é riquíssimo em detalhes e suspense que fiquei tensa praticamente no livro todo,sinceramente nunca tinha um livro tão bom e bem escrito,e olha que já li bastante,Stieg conseguiu superar o primeiro lugar que sempre foi de stephen king.A historia é bem complexa,os nomes por serem suecos,russos,alemães era difíceis de decorar(não sei o que eles tem contra as vogais),ainda mais devido a quantidade de personagens.Mesmo sendo um pouco grande e complexa a historia não tem como não devorar o livro,os personagens principais são bem diferentes dos habituais, me vi torcendo diversas vezes pela personagem Lisbeth Salander que na historia é uma mulher de 25 anos super fechada e rebelde,considerada mentalmente incapaz pelo estado.Outro personagem principal é Mikael Blonkvist esse já é comum em outras historias,Mikael é aquele tipico biscateiro na casa dos 40 anos.Os homens que não amavam as mulheres foi com certeza um dos livros que mais amei até hoje,desde o titulo ate a composição dos personagens.Larsson foi simplesmente perfeito,é uma pena que tenha falecido tão cedo,um dos melhores  escritores que já li.Achei legal o final do livro,como o livro não é voltado pra adolescentes não teve um final meloso,ainda assim me emocionei bastante.O livro em como tema um assunto o estupro e o abuso sexual,segundo larsson ele usei esse tema porque presenciou um estupro coletivo aos 15 anos a vitima se chamava Lisbeth  e não pode fazer nada,assim usou como tema do livro esse assunto.Tem dois filmes desse livro um é versão sueca e outro versão americana em breve postarem pra vocês uma resenha sobre os filmes,por ser bem complexa a historia não tinha eu por juntamente com a resenha do livro,semana que vem postarei também a resenha do segundo livro sobre a trilogia millenuim a menina que brincava com fogo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário