quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Eu indico - Sonata em Aushwitz - Luize Valente

Resultado de imagem para sonata em auschwitz
Um bebê nascido nas barracas de Auschwitz-Birkenau, em setembro de 1944. Uma sonata composta por um jovem oficial alemão, na mesma data, também em Auschwitz. Duas histórias que se cruzam e se completam. Décadas depois, Amália, jovem portuguesa, começa a levantar o véu de um passado nazista da família a partir de uma partitura que lhe é revelada por sua bisavó alemã. A dúvida de que o avô, dado como morto antes do fim da Segunda Guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro, a leva a atravessar o oceano e a conhecer Adele e Enoch, judeus sobreviventes do Holocausto. A ascensão do nazismo na Alemanha, culminando na fatídica Noite dos Cristais, a saga dos judeus húngaros da Transilvânia, os guetos na Hungria e Romênia, os trens para Auschwitz, os mistérios acontecidos no campo de extermínio da Polônia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos num lago de Potsdam oferecem os trilhos que Amália percorrerá para montar o quebra-cabeça.

Título: Sonata em Auschwitz
Autor(a): Luize Valente
Editora: Record
Páginas:378
Ano: 2017

Em Sonata em Auschwitz, Luize Valente mistura um romance de pesquisa e um testemunho inspirado em relatos reais de uma sobrevivente do holocausto que conheceu no Rio de janeiro em 2015. 
Tudo começa quando Amália uma portuguesa com descendência alemã ouve uma ligação sem querer do seu pai com a bisavó com quem sua família nunca teve contato. Amália decide procurar  a bisavó escondida de seus pais na esperança~de saber porque nunca foram próximos , acaba descobrindo um passada que seu pai fizera questão de esconder:Seu bisavô era do alto escalão do líder nazista Adolf Hitler  e seu avô era capitão de um dos campos de concentração mais temidos da Segunda Guerra. Entretanto em uma carta entrega por sua  bisavó no leito da morte revela que seu avô Capitão Schimidt  salvara uma criança  que veio ao mundo nas barracas de Auschwitz filha de uma judia. Amália decide procurar noticias dos sobreviventes da guerra.
A historia é contada por diversos personagens, cada um mostrando o seu sofrimento numa escrita emocionante e envolvente.
A leitura é muito bem elaborada e muito rica em detalhes, que ainda  que envolva diversos personagens não deixa cair  em monotonia .
Devo destacar a dedicação da escritora foi perfeita em seus relatos, me emocionei varias vezes com a historia. É incrível como quanto mais você lê sobre a segunda guerra, mais você aprende, sempre você se depara com versões de pessoas diferentes,  uma visão de um país que você ainda desconhece é sempre um aprendizado. Adorei o livro! Leiam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário