quarta-feira, 6 de março de 2019

Eu indico - O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

Emily Brontë, ao morrer de tuberculose aos trinta anos, havia lançado – um ano antes – um único romance, O Morro dos Ventos Uivantes.  A trama ganha contornos sombrios quando Lockwood, o novo locatário da Granja da Cruz do Tordo, faz uma visita ao seu senhorio, Heathcliff, proprietário do Morro dos Ventos Uivantes, e, durante uma terrível nevasca, precisa se abrigar na casa. A partir dessa noite nada convencional revela-se a história da paixão entre Heathcliff e Catherine. Emily Brontë criou um mundo próprio, perpassado pelo sobrenatural, para escrever uma das mais trágicas – e igualmente românticas – histórias da literatura inglesa. Publicado em dezembro de 1847 sob o pseudônimo de Ellis Bellis – Emily Brontë (1818-1848), Wuthering Heights (Morro dos Ventos Uivantes) é considerado um dos clássicos da Literatura Inglesa que mais impactaram a sociedade da época com o tema amor, tão adorado pelos ingleses. No entanto, o romance relatado por Emily foi muito além dos “finais felizes”. É um romance sórdido, vingativo, um amor permeado pelo ódio, por seres fantasmagóricos e por uma maldição que foi capaz de vingar por gerações entre as famílias Earnshaw e Linton. Nele vemos a representação do mal na sua forma primitiva, ancestral. Emily Bronte, ao escrever a história de Catherine Earnshaw e de Heatcliff trouxe para o cenário literário século XIX um dos anti-herois mais cruéis e que assombraram a moral da época.

Título: O Morro dos Ventos Uivantes
Autora: Emily Bronte
Editora: Reunidos
Páginas: 286
Ano: 1994

O morro dos ventos uivantes estava na minha lista faz muito tempo, até que um dia cansada de olhar o clássico no meu kindle resolvi lê-lo. No inicio tive um pouco de dificuldade de me afeiçoar aos personagens, os nomes eram difíceis e a narrativa era um pouco confusa, levei até quase metade do livro pra eu me adaptar. Achei incrível a maneiro como a escritora colocou mistério na narrativa. A sensação é de estar assistindo um filme de suspense. A narrativa é envolvente, mas senti falta do romance épico durante a leitura. Talvez por ter assimilado o livro com a época que foi escrito eu esperava algo totalmente diferente do que li. O romance é muito bom, quando lia até me transportava para o cenário épico que o livro foi escrito e me surpreendi com o desfecho, sofri um pouco junto com os personagens e confesso que estava esperando o pior. O morro dos ventos uivantes é denso instigante e complexo, uma leitura que com vale a pena .

Nenhum comentário:

Postar um comentário