quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Eu indico: A Bibliotecária de Auschwitz - Antonio G. Iturbe

Resultado de imagem para a bibliotecária de auschwitzUma garota de 14 anos. Um professor. Oito livros. Esperança. Em plena Segunda Guerra Mundial, no maior e mais cruel campo de concentração nazista, cerca de quinhentas crianças convivem todos os dias com a morte e com o sofrimento. No pavilhão 31, de vez em quando uma janela é aberta para férias. Obra de Fred Hirsch, o professor que consegue convencer os alemães a deixa-lo entreter as crianças. Desta forma, garante ele aos nazistas, seus pais – judeus – trabalhariam bem melhor. Os alemães concordam, mas com uma condição: seria terminantemente proibido o ensino de qualquer conteúdo escolar no local.Mal sabiam eles o que a jovem Dita guardava na barra da saia: livros.
Baseado na história real de Dita Dorachova, A bibliotecária de Auschwitz é o registro de uma época triste da história, mas também o relato de pessoas corajosas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes na luta por uma vida melhor, munindo-se de livros.


Resultado de imagem para auschwitzAutor: Antonio G. Iturbe
Livro: A Bibliotecária de Auschwitz
Editora: Agir (Editorial Planeta)
Ano: 2012
Páginas: 368 


A resenha de hoje é A Bibliotecária de Auschwitz, mais uma obra baseada em fatos reais com plano de fundo na segunda guerra mundial. Eu gosto muito de ler sobre esse tema, ainda que seja um pouco sofrido é sempre um aprendizado. O livro é narrado por alguns personagens, mas a principal é Edita Dorachova, uma garota de 14 anos que é bibliotecária no campo de concentração de Auschwitz, que busca nos livros uma distração para esquecer os horrores que vê todos os dias a sua volta. O livro é escrito de uma maneira nostálgica quase poética. Tive um pouco de dificuldade em engrenar na leitura, a escritora massifica um pouco demais o sofrimento das pessoas. Entretanto gostei do desfecho da historia. O livro é baseado em uma historia real, com personagens real, fazendo disso uma final surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário